#160 (Conversas da Quarentena) – PRIORIDADE$, com Guilherme Toscan

Saudações pessoas! Hoje recebemos Guilherme Toscan (@ guitsocan), prata da casa que é economista, técnico e o fazedor das capas desse podcast. Hoje vamos discutir as consequências econômicas da pandemia e quais medidas o governo federal (não) está tomando. O Ministro da Economia, Paulo Guedes, preferiu falar para seus coleguinhas do mercado financeiro a traçar um plano claro para guiar o Brasil nesse momento difícil.

Até outro dia sua fala mais marcante era a previsível lorota de que “as reformas eram o melhor remédio contra o coronavírus”. Esse momento peculiar no cenário mundial parece apontar para um desgaste final do modelo do neoliberalismo como imaginado na Era Thatcher-Reagan, e novamente nos vemos diante de uma situação onde a única real de intervenção na economia parte dos Estados. Mais do que o falso dilema entre “vidas” e “economia”, alardeado pelas elites brasileiras que não querem perder nenhum centavo na crise, é preciso entender como essa intervenção estatal deve se dar e como os Estados poderiam se organizar para proteger os mais vulneráveis e mitigar os efeitos de uma crise inadiável – tais como a ampliação da seguridade social e políticas de proteção a
micro e pequenas empresas. E o Paulo Guedes? O ministro sem qualquer experiência na coisa pública continua sua saga: tchutchuca no trato dos bilionários, tigrão nas costas dos trabalhadores.

Dicas Culturais

(Livro) “Solitary Fitness” por Charles Bronson

(Livro) “Crash: uma breve história da economia” por Alexandre Versignassi

(Jogo) Final Fantasy VI (SNES, PSX, NDS)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: