Saudações pessoas! Mais uma semana e mais um convidado f*** participando do Viracasacas. Desta vez conversamos com o cara do podcast Salvo Melhor Juízo, Thiago Hansen, a respeito de direito, ensino jurídico, autoritarismo, democratização do direito e muito mais coisas. Foi um grande prazer trocar ideias com o Thiago. Ouve aí!
Siga a gente no Twitter: @viracasacas
Assine o nosso feed no seu agregador de podcast
Seja um Viracasacas ou um George Soros e contribua com a gente! http://www.apoia.se/viracasacas
Veja mais informações sobre o episódio no nosso site http://www.viracasacas.com
Entre no nosso grupo no Telegram: t.me/joinchat/Gml7ZFA3B_YRVKpTo7DmOA
Mande um e-mail para nós: viracasacaspodcast@gmail.com
Siga o Thiago: @thiagohansen
Siga o Salvo Melhor Juízo: @SMJpodcast
Siga o Gabriel Divan: @gabrieldivan
Siga o Felipe Abal: @abalfelipe
A pauta começa aos 10m52s
Dicas Culturais
Billions – série na Netflix
http://www.adorocinema.com/series/serie-17408/
The Defiant Ones
http://www.adorocinema.com/series/serie-23292/
Retórica e o Estado de Direito – Neil MacCormick
https://books.google.com.br/books/about/Retorica_E_O_Estado_de_Direito.html?hl=pt-BR&id=w6KOFUW1Sv8C
As Razões do Direito – Manuel Atienza
http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=35167
Teoria Impura del Derecho – Diego Eduardo Lopez Medina
Capitalist Realism – Mark Fisher
http://www.zero-books.net/books/capitalist-realism
Meninos, que episódio tesudo 😍😍😍! Estou na metade ainda, mas não vou aguentar até o fim para comentar. Esse abril com Ivan Mizanzuk e agora com Thiago Hansen tá incrível, afinal, Viracasacas, Anticast e SMJ são meus preferidos. Mas o mais incrível de tudo deve ser esse tal Hansen, pois até agora vcs não xingaram 😬. Parabéns e muito obrigada pelo Viracasacas!
Obrigado Aline! Mas até o fim rola palavrão sim, tem um sonoro vai tomar no ** que eu falo hahhahahah Abração, obrigado pelo comentário!
Que podcast foda! Da hora ver juristas fazendo critica ao próprio direito, e não somente o colocando em um pedestal. Thiago Hansen é monstro. Parabéns Abal e Divan…
Valeu! 😀
Ótimo episódio como já de costume. Eu adorei as ponderações inicias sobre como os estudantes de direito abordam a história ou constroem as sua narrativa historicamente. Como professor e mestre em história me dá um certo estranhamento ouvir isso pois, para nós historiadores, as visitas até os arquivos de vários tribunais são quase que obrigatórias. É muito comum você ver um estudante de história pesquisando processos em tribunais sobre algo que ele está estudando. Outro ponto que me identifiquei foi no tocante a crítica feita sobre a formação do profissional do direito. Acredito que essa formação mais técnica esteja acontecendo em todos os curso. Nas licenciaturas vejo o mesmo problema, ainda mais no caso do EAD, onde os textos clássicos não são utilizados em prol de um manual resumido. Cada vez mais os programas de pós-graduação tem tomado para si o fator de reflexivo do conhecimento, transformando assim a graduação num grande curso técnico. Afinal, isso é o que de fato vai ser cobrado em uma ocasião de concurso por exemplo.
Abraço, desculpas pelo prolongamento kkkk
Que bom que curtiu! Muito obrigado pelo feedback, um abração!
Prezado Prof.Thiago,
O trabalho que trata do ensino nas primeiras faculdades de direito do Brasil é a dissertação “Ciência, ensino e código: lentes, elites e direito civil nos a/bores da Faculdade de Direito do Paraná (1912-1945)”?
Oi André, vou tentar pedir para o Thiago, mas é melhor contatar ele pelo Twitter. Creio que não é essa dissertação porque as primeiras faculdades de direito no Brasil foram em Pernambuco e São Paulo em 1828. Abraço!
Prezado Prof. Felipe,
Opa, vou tentar lá então!
É que essa obra faz biografia coletiva da primeira geração de professores da Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, formados numa cultura jurídica onde os usos e costumes dessas escolas que o senhor citou são nucleares.
Então a descrição dos “lentes” que o Prof. Thiago fez, com a coisa produzirem seu próprio manual, lembrou esse trabalho.
De todo modo, é uma leitura instigante.
Muito obrigado pela atenção!
Grande abraço!